E os Pequenos Einsteins têm muito trabalho pela frente
Eis algumas das experiências que vão realizar:
Material:
Proveta
Produtos químicos:
Água
Groselha
Azeite
Álcool etílico
Procedimento:
1. Deita a água na proveta e
adiciona-lhe groselha de maneira, a que esta fique ligeiramente corada de
vermelho.
(A adição de groselha é feita para tornar mais fácil a
visualização das fases)
2. De seguida, cuidadosamente, deita o
azeite na superfície da água corada. (Podes fazer a adição com a ajuda de uma
vareta)
3. Depois, adiciona o álcool etílico.
(Podes usar o mesmo procedimento que seguiste para o azeite)
4. Podes verificar que o álcool fica no
topo. Depois do álcool vem o azeite e a água corada.
O porquê?
Existem líquidos que flutuam em outros líquidos! Quando existem
derrames de petróleo no mar, praticamente todos nós já observamos o petróleo
derramado a flutuar na superfície da água salgada do mar. Entretanto, de experimentar
adicionar mel podemos observar a água a flutuar nesse fluido. Tratando-se do
líquido mais denso de que todos os analisados. A água trata-se do segundo
líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool
etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo
mais leve do que esta. O azeite não flutua no álcool sendo, portanto, mais leve
do que este. Em relação ao álcool etílico, este é o líquido que apresenta menor
densidade dos analisados.
Recolhendo um volume igual para cada
um dos líquidos analisados, o volume recolhido de líquido mais denso seria o
que apresentava maior quantidade de matéria (massa), sendo por isso o mais
pesado.
Densidade dos sólidos
Densidade dos sólidos
Material:
Proveta
Pedaço de borracha
Pedaço de palito
Pedaço de rolha
Plástico
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Produtos químicos:
Água
Azeite
Groselha
Mel
Álcool Etílico
|
Procedimento:
1. Utiliza o copo com os líquidos da
experiência: densidade dos líquidos.
2. Deitar os sólidos, um de cada vez, no
copo.
3. Podes verificar que a madeira e a
rolha ficam à superfície do álcool. O plástico coloca-se na superfície do
azeite, e o pedaço de borracha fica na superfície do mel. ( Experimenta
adicionar primeiro a rolha, de seguida, o plástico, o palito e a borracha)
O porquê?
Existem sólidos menos densos do que certos líquidos? Todos os
sólidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das moléculas é bem definido
e ordenado. Tendo em conta este aspeto é surpreendente que existam sólidos
menos densos do que certos líquidos. Se não fosse assim as caravelas não
flutuariam nos oceanos, e consequentemente, Vasco da Gama não chegaria à Índia.
Nesta experiência, a madeira e a cortiça flutuam no álcool etílico, enquanto o
plástico flutua no azeite. Por sua vez, a borracha flutua na superfície do mel.
Cada objeto afunda-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a
sua. O objeto irá flutuar na superfície desse líquido. Os resultados desta
experiência são prova de que a densidade do plástico está compreendida entre a
do álcool e a do azeite. A madeira e a rolha são menos densas do que todos os
líquidos utilizados. A borracha é mais densa do que o álcool, azeite e água. A
densidade da borracha está compreendida entre a densidade da água e a do mel.
Para finalizar deixo duas questões interessantes "Uma uva
irá flutuar em que líquido?" "A casca da laranja flutua em que
superfície? Experimenta!
Utilização do microscópio e
observação da película da cebola
O pão é um grande alimento!!
Pesquisa
de amido e papel das enzimas
1. Colocar um pouco de
pão numa caixa de Petri e adicionar 2 gotas de soluto lugol ou de água
iodada. Observar o surgimento de uma cor azulada.
2. Repetir a experiência com um pouco de pão previamente
mastigado e observar a diferença.
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Pesquisa
de proteínas
1. Deitar duas gotas de ácido nítrico no pão e observar a
formação de uma cor amarelo canário.
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Pesquisa
de gorduras
1. Esmagar um pouco de pão sobre uma folha de papel de
filtro e retirar o pão.
2. Secar com um secador de cabelo.
3. Observar a mancha de gordura à contraluz.
Em alternativa experimentar o indicador Sudão III.
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Pesquisa
de água
1. Aquecer um pouco de miolo de pão num tubo de ensaio e
adicionar-lhe um pouco de sulfato de cobre anidro. Observar a mudança de cor
para azul.
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Pilha de limões
Objetivo: Demonstrar que os limões podem funcionar como uma pilha.
Material:
4 Limões.
4 Placas de cobre.
4 Placas de zinco.
1 LED
Procedimento
Experimental:
1- Insere uma placa de cobre e
uma de zinco verticalmente em cada limão à distância de 2 cm um do outro.
2- Liga um fio elétrico à placa de zinco e outro à placa de cobre.
3- Associa os vários limões em
série, ou seja, deves ligar a placa de cobre de um dos limões à placa de zinco
de outro limão e assim sucessivamente, de forma, a que os fios elétricos que
estabelecem os contactos com o LED estejam ligados a placas metálicas
diferentes (ver Fig. 1).
Fig.1 |
4- Liga o fio que vem da placa de
cobre (terminal positivo)
da “pilha” ao terminal
positivo do LED, e liga o fio que vem da placa de zinco (terminal negativo) da
“pilha” ao terminal negativo do LED (ver Fig. 1).
Nota: O terminal negativo do LED é o que fica do lado em que a base
redonda, de plástico, tem um corte reto (ver fig. 2).
Fig.2 |
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Porquê?
O limão contém, no seu interior, sumo com propriedades
químicas ácidas.
Introduzindo no seu corpo, um objeto em cobre e outro em
zinco, a uma pequena distância um do outro, iremos provocar uma reação química,
da qual resultará a produção de eletricidade.
Modelo do ciclo da água
Já começaram a trabalhar, com os olhinhos bem abertos e cheios de curiosidade e admiração pelo que vão descobrindo! Pelo menos durante alguns minutos são verdadeiros cientistas!
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